sexta-feira, 19 de março de 2010

Andy Warhol, Mr. América

Pinacoteca de SP traz a Pop Art de Warhol em sua maior exposição na América Latina




A Estação Pinacoteca de São Paulo receberá, a partir deste sábado (20), a maior exposição dedicada a Andy Warhol na América Latina. Com 170 obras, entre elas pinturas, gravuras, fotografias, filmes e instalações, a mostra “Andy Warhol – Mr. América” explora temas relacionados à política e cultura popular norteamericana.
A curadoria fica por conta do canadense Philip Larrat e entre os principais destaques da exposição encontra-se a série de retratos de Marilyn Monroe (1967), Jackie Kennedy (1964) e as Sopas Campbell (1968). Além disso, durante a exposição será exibido um ciclo de filmes produzidos por Warhol com temas como sexo, morte, beleza, alienação e poder, tudo produzido em seu estúdio próprio, The Factory.
Ícone nos anos 1960, Warhol redimensionou a arte norteamericana por meio de suas obras críticas no estilo Pop Art, mostrando uma América desenvolvida, mas ao mesmo tempo desumana. A Pop Art, nascida na Inglaterra nos anos 1950, se caracterizou pela apropriação de imagens da cultura de massa ou que fizessem parte do universo de consumo. O artista criticava esta indústria, que em sua visão possui grande influência na vida das pessoas.
É inegável que o artista sempre esteve muito a frente do seu tempo, prova disso é que ao olharmos a obra do artista temos a sensação de que foi produzida nos dias de hoje. Warhol foi capaz de captar o mundo que insurgia com algumas décadas de antecedência, com temas como a exarcebação da vida pessoal no espaço público, o culto as celebridades e a democratização dos bens de consumo.







































Reprodução da obra de Warhol, Vote McGovern, 1972















Reprodução da obra de Warhol, Self- Portrait, 1986

Fonte: Bárbara Toledo, redação ONNE e imagens Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário